Motivo da criação deste BLOG

Este BLOG foi criado e é administrado pela Juíza Maria Helena, que atuou como titular da Vara do Trabalho de Pederneiras desde sua instalação em outubro de 2005 até 07/02/2011, com o intuito de estreitar relações com nossos jurisdicionados e com os operadores do direito, tornando mais leve e agradável a convivência e, por consequência, menos árdua a tarefa de todos nós, para que possamos melhor realizar a atividade jurisdicional, reduzindo prazos para a efetividade da mesma e, também, informar de forma clara sobre questões que envolvam o Judiciário.























Pesquisar neste blog

sábado, 19 de dezembro de 2009

CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO / 2009

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO FOI UM GRANDE SUCESSO !!!! 


......mais uma vez .......



Nossa grande família tem crescido a cada ano !!!!
Servidores, advogados e respectivos familiares reunidos mais um ano para celebrar uma vez mais a harmonia que permite a cada um de nós cumprir com responsabilidade o seu papel nesta nossa pequena comunidade, sempre com muita dedicação, carinho e respeito.

Obrigada a todos, inclusive aos que não puderam se fazer presentes fisicamente !!!!!!!







Boas Festas !!!!!
2010 Maravilhoso para todos !!!!





Ao final de mais um ano de trabalho árduo (... e coloca árduo nisto), quero estender a todos a mensagem que elaborei com muito carinho para aqueles que possibilitaram, um vez mais, que pudessemos encerrar mais um ano com a sensação do dever cumprido, os servidores da Vara do Trabalho de Pederneiras e toda a comunidade jurídica abrangida pela jurisdição desta Vara do Trabalho, desejando a todos um final de ano maravilhoso e que só os melhores momentos vividos em 2009 se repliquem para 2010 !!!!!!

BOAS FESTAS !!!!!!

abraços fraternos

Maria Helena




Aos dedicados Servidores (com letra maiúscula) da Vara do Trabalho de Pederneiras



Ao final de mais um ano de trabalho árduo, o 4º que passamos juntos (a maior parte), os quais não teriam sido possíveis sem o esforço concentrado de todos, principalmente de vocês, a quem não poderia deixar de agradecer pela dedicação e paciência, desejando fazê-lo de forma mais carinhosa, buscando texto que pudesse traduzir o meu sentimento de gratidão pela indispensável colaboração e elogiar a consciência que têm do papel que desenvolvem, buscando sempre, cada qual, melhor fazê-lo na passagem pela vida, de modo a imprimir uma marca inconfundível e, também, para lhes desejar
BOAS FESTAS e que 2010 seja superlativo em concretizações de desejos e de boas energias e que, principalmente, o TRT possibilite a redução da nossa sobrecarga de trabalho que, tenho certeza, desaparece para todos quando ao término de mais um ano podem desligar seus computadores e descansar com seus familiares na certeza do DEVER cumprido, as palavras nem sempre traduzem o necessário e merecido, entretanto, encontrei em meio às minhas mensagens, a mensagem que segue, de Chico Xavier, que espelha muito do que sou e do que procuro ser e que, talvez, explique o que alguns chamam de meu excesso de energia, sentimento que, tenho certeza, muitos de vocês já elaboraram, sempre na busca de serem JUSTOS, espelhando a imagem do CRIADOR e de Seu Filho, cujo nascimento estamos celebrando mais uma vez e que espero renasça dentro do coração de cada ser vivo sobre a terra, a cada ano.
abraços, com o meu carinho de sempre

Maria Helena



A SENTENÇA CRISTÃ
Francisco Cândido Xavier


Um juiz cristão, rigoroso nas aplicações da lei humana, mas fiel no devotamento ao Evangelho,
encontrando-se em meio duma sociedade corrompida e perversa, orou, implorando a presença de Jesus. Tantas sentenças condenatórias devia proferir diariamente, que se lhe endurecera o coração.
Atormentado, porém, entre a confiança que consagrava ao Divino Mestre e as acusações que se acreditava
compelido a formular, rogou, certa noite, ao Senhor, lhe esclarecesse o espírito angustiado. Efetivamente, sonhou que Jesus vinha desfazer-lhe as dúvidas aflitivas.
Ajoelhou-se aos pés do Amoroso Amigo e perguntou: - Mestre, que normas adotar perante um homicida?
Não estará logicamente incurso nas penas legais? O Cristo sorriu, de leve, e respondeu: - Sim, o criminoso está condenado a receber remédio corretivo, por doente da alma. O juiz considerou estranha a resposta; contudo, prosseguiu indagando: - Como agir, ante o delinqüente rude, Senhor? - Está condenado a valer-se de nosso auxílio, através da educação pelo amor paciente e construtivo
- explicou Jesus, bondoso e calmo. - Mestre, e que corrigenda aplicar ao preguiçoso? - Está condenado a manejar a enxada ou a picareta, conquistando o pão com o suor do rosto. - Que farei da mulher pervertida? - interrogou o jurista, surpreso. - Está condenada a beneficiar-se de nosso amparo fraterno, a fim de que se
reerga para a elevação do trabalho e para a dignidade humana. - Senhor, como julgar o ignorante?
- Está condenado aos bons livros. - E o fanático? - Está condenado a ser ouvido e interpretado com tolerância e caridade, até que aprenda a libertar a própria alma. - Mestre, e que diretrizes adotar, ante um ladrão? - Está condenado à oficina e à escola, sob vigilância benéfica. - E se o ladrão é um assassino? - Está condenado ao hospício, onde se lhe cure a mente envenenada.
O magistrado passou a meditar gravemente e lembrou-se de que deveria modificar todas as peças do tribunal,
substituindo a discriminação de castigos diversos por remédio, serviço, fraternidade e educação.Todavia, não se sentindo bem com a própria consciência, endereçou ao Senhor suplicante olhar,
e perguntou, depois de longos instantes: - Mestre, e de mim mesmo, que farei? Jesus sorriu, ainda uma vez, e disse, sereno: - O cristão está condenado a compreender e ajudar, amar e perdoar, educar e construir, distribuir tarefas edificantes e bênçãos de luz renovadora, onde estiver. Nesse momento, o juiz acordou em lágrimas e, de posse da sublime lição que recebera, reconheceu que, dali em diante, seria outro homem.

PRESENTES VIRTUAIS


PRESENTES VIRTUAIS



Presentinhos virtuais para todos, os quais tenho certeza que já cultivam em seus grandes corações: amor, saúde, paz, felicidade, bondade, caridade, tolerância, amizade, compreensão, etc, etc ..... e dinheirinho suficiente para somente aumentar tudo isto, para conquistar e distribuir
com carinho,
Juíza e funcionários da Vara do Trabalho de Pederneiras

Semana Nacional de Conciliação realizada de 7 a 11 de dezembro


Resultados das Varas do Trabalho da Circunscrição de Bauru



Dentre as 13 Varas do trabalho que integram a circunscrição Judiciária Trabalhista de Bauru, Pederneiras se destacou alcançando aproximadamente 72% de acordos em 99 dos feitos colocados em pauta com tal finalidade, sendo que apenas um processo referia-se à META 2 estabelecida pelo CNJ, a qual restou atingida.


As questões trabalhistas sob a jurisdição da Vara do Trabalho versam, em aproximadamente 90% das ações, sobre questões relativas ao trabalho rural no corte de cana, em sua maioria e, também, na colheita de laranja, existindo na região, aproximadamente, 4.000 trabalhadores rurais, muitos oriundos de regiões paupérrimas do norte e nordeste do Brasil, o que inspira cuidados, principalmente no que diz respeito à designação de audiências com a maior brevidade, resultando na realização, em média de 260 a 300 audiências/mês, mesmo com o número reduzido de funcionários e, excepcionalmente, com mais de um juiz atuando na Vara.

A realidade do trabalho realizado na região e da natureza das ações expressa-se no próprio resultado econômico da Semana da Conciliação realizada no ínício deste mês, constatando-se que, apesar da Vara do Trabalho de Pederneiras haver atingido o 1º lugar em número de conciliações, a somatória dos valores que englobam os acordos fez com que a Vara do Trabalho de Pederneiras atingisse apenas a 10ª colocação, apesar do grande número de audiências realizadas (99) e pessoas atendidas (232), fato que merece reflexão, pois revela que a força produtiva da região não contribui com o enriquecimento dos municípios e, obviamente, com a melhoria das condições sociais dos trabalhadores, na grande maioria sem qualquer estudo, não podendo, sequer, serem chamados de analfabetos funcionais ou semi-alfabetizados, sendo poucos os que se destacam, como já tivemos oportunidade de constatar e que aqui será registrado posteriormente.

Movimento Nacional pela Conciliação - CNJ

Página de acesso destinada à informação e à participação cidadã na
Semana Nacional de Conciliação
IMPORTANTE: A qualquer tempo o jurisdicionado pode solicitar realização de audiências de conciliação, principalmente em execução, evitando, assim, o devedor, que ocorra o protesto do título executivo judicial de sua responsabilidade, com inclusão do seu nome no SPC e SERASA.
prefira este canal de comunicação saj.vt.pederneiras@trt15.jus.br



Endereço Eletrônico: saj.vt.pederneiras@trt15.jus.br (prefira este canal de comunicação)
Acesso Telefônico: Tel.: (14) 3284-4554 e (14) 3284-4971
Diretor de Secretaria: JORGE ALBERTO CASTILHO RAZERA
RUA PROFESSOR ANTONIO VOLPONI, 0-11 - PEDERNEIRAS-SP-CEP: 17.280-000
Numeração Única: 144 Jurisdição: BORACEIA, BARIRI e PEDERNEIRAS.


Ver a localização

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

GUILHERME - mais um estagiário que nos deixa

  ....  mais saudades que ficam.


Guilherme além de competente, dedicado, trabalhador mais do que esforçado, também enchia de alegria o nosso ambiente de trabalho.

Foi mais do que um servidor, um irmão para a maioria dos funcionários, um filho para mim, que, tenho certeza, também fará muito orgulhosos seus pais.

Felicidades Guilherme !!!!! Sucesso !!!!

Torcemos pelas tuas conquistas !!!!

De vez em quanto venha matar nossas saudades !!!!!



quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A CHEGADA DE MAIS UM MEMBRO


Uma das dedicadas servidoras desta unidade, a jovem mamãe Jânia se afasta para se preparar para a chegada de mais um pequenino integrante da nossa grande família e se tudo der certo, com a instalação do Posto Avançado de Bariri, se as necessidades desta Vara do Trabalho não exigirem, após a licença gestante, Jânia  poderá se remover para a 1ª Vara do Trabalho de Jaú.


A celebração do afastamento correu em clima de despedida.

Fernandinha - passagem rápida mas marcante

Mais uma estagiária nos deixa 

...... e com saudades !!!!!

Fernandinha fez uma curta passagem pela Vara do Trabalho de Pederneiras. Dois anos passam rápido, principalmente quando se é muito dedicado, competente e ético.

Obrigada Fernanda !!!!

Todos temos certeza de que seja qual for a área que você escolha, será uma profissional competentíssima e que muito nos orgulhará, nos fazendo dizer: foi nossa estagiária !!!!


FELICIDADES !!!!!   SUCESSO   !!!!

Por trás de cada Sucesso existe um Objetivo, por trás de cada objetivo um Esforço e, por trás de cada esforço, existe alguém disposto a Tentar !!!!