Motivo da criação deste BLOG

Este BLOG foi criado e é administrado pela Juíza Maria Helena, que atuou como titular da Vara do Trabalho de Pederneiras desde sua instalação em outubro de 2005 até 07/02/2011, com o intuito de estreitar relações com nossos jurisdicionados e com os operadores do direito, tornando mais leve e agradável a convivência e, por consequência, menos árdua a tarefa de todos nós, para que possamos melhor realizar a atividade jurisdicional, reduzindo prazos para a efetividade da mesma e, também, informar de forma clara sobre questões que envolvam o Judiciário.























Pesquisar neste blog

sábado, 30 de outubro de 2010

O BRASIL VAI ÀS URNAS

 
 Pela sexta vez seguida, desde o fim do regime militar, o Brasil vai neste domingo às urnas, escolher um presidente – e com ele 27 governadores, uma nova Câmara, dois terços do Senado e 27 novas assembleias estaduais. São 135,8 milhões de eleitores que, entre 8 e 17 horas, decidirão em 5.565 cidades o futuro do País e de uma multidão de 22.555 candidatos.

Desejamos a todos que cumpram com alegria o dever cívico de cidadão, no que diz respeito à eleição do futuro dirigente desta nação, desejando que o vitorioso nas urnas, lembrando-se do real sentido de ser SERVIDOR, nunca se esqueça de que, antes do que ter direitos, o mesmo assumirá um infinito rol de deveres, o principal deles, conduzir esta NAÇÃO RUMO À FELICIDADE, com ÉTICA !!!!



Certamente, uma vez mais a DEMOCRACIA sairá fortalecida !!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Servidor Público, Felicitações pelo seu dia !!!!

MENSAGEM DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO










Encerrando este pesado, porém recompensador dia de trabalho, acompanhada por minha fiel escudeira, assistente de audiências, rendo minha HOMENAGEM aos integrantes deste nosso pequeno universo através desta mensagem, adaptada a partir de texto extraído da WEB, que nos possibilita uma reflexão sobre o significado de tal data ....

 


O DIA DO SERVIDOR PÚBLICO DEVE SER CELEBRADO COM TODAS AS HONRAS, POR SE TRATAR DE UMA DATA ESPECIAL, QUE HOMENAGEIA UMA CATEGORIA DAS MAIS NOBRES, CIOSA QUE DEVE SER DO SEU DEVER DE CUMPRIR E FAZER CUMPRIR COM FIDELIDADE A REGRAS CIDADÃS DE DEVOÇÃO AO PAÍS, AO ESTADO E AO MUNICÍPIO, TRABALHANDO PELO BEM COMUM E PELO INTERESSE COLETIVO.

 

NÃO HÁ, PORTANTO, COMO COMEMORAR APENAS COMO FERIADO DATA TÃO SIGNIFICATIVA, QUE MERECE EXAME DE CONSCIÊNCIA NACIONAL.

NA CONDIÇÃO DE SERVIDORA PÚBLICA DESDE MUITO CEDO, COM ALEGRIA, E, PORQUE NÃO DIZER COM INCONTIDA EMOÇÃO, ABRAÇO A TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS, ESPECIALMENTE OS DA VARA DO TRABALHO DE PEDERNEIRAS e do POSTO AVANÇADO DE BARIRI, pelos quais respondo, DIZENDO-LHES DO MEU RESPEITO E DO QUANTO OS VALORIZO (ainda que às vezes tenha que ser um pouco mais austera e exigente por força do ofício), PELO MUITO QUE DISPONIBILIZAM EM TALENTO, DEDICAÇÃO E AMOR, PARA SERVIR AO CIDADÃO, NOSSO JURISDICIONADO, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DE TAL MISTER.

ENTENDO OPORTUNO, REAFIRMAR O COMPROMISSO QUE DEVEMOS TER DE CONTINUAR ATENTOS A TODA E QUALQUER INICIATIVA OU PROPOSTA, DE VALORIZAÇÃO DE BEM SERVIR AO PÚBLICO, COM A VALORIZAÇÃO DA PRÓPRIA CLASSE, HOJE E NO FUTURO, MANIFESTANDO A EXPECTATIVA DE RESULTADOS AINDA MELHORES, EM FAVOR DE TODOS QUE DEPENDEM DESTA NOSSA PEQUENA COMUNIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO QUE É O JUDICIÁRIO TRABALHISTA.

PARABÉNS E UM ABRAÇO FRATERNAL E AFETUOSO, em especial aos Servidores sob meu comando  !!!!



MARIA HELENA FALCO SALLES

JUÍZA TITULAR DA VARA DO TRABALHO DE PEDERNEIRAS


OBS.: Aproveito o ensejo para desejar a todos que cumpram com alegria o dever cívico de cidadão, no que diz respeito à eleição do futuro dirigente desta nação,  desejando que  o vitorioso nas urnas, lembrando-se do real sentido de ser SERVIDOR, nunca se esqueça de que, antes do que ter direitos, o mesmo assumirá um infinito rol de deveres, o principal deles, conduzir esta NAÇÃO RUMO À FELICIDADE, com ÉTICA !!!!


terça-feira, 26 de outubro de 2010

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A todos que nos visitarem hoje





Em epecial aos dedicados servidores da Vara do Trabalho de Pederneiras e do Posto Avançado de Bariri e nunca se esqueçam do real significado de ser servidor público !!!! 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Homenagem aos integrantes da nova Direção do TRT e da Escola Judicial do TRT

Homenagem dos integrantes da Vara do Trabalho de Pederneiras e do Posto Avançado de Bariri à nova Direção do TRT da 15ª Região que será empossada no dia 09/dezembro/2010, desembargadores Renato Buratto (presidente), Nildemar da Silva Ramos (vice-presidente administrativo), Lorival Ferreira dos Santos (vice-presidente judicial), Luiz Antonio Lazarim (corregedor regional) e Gerson Lacerda Pistori (vice-corregedor), bem como à direção a Escola Judicial do TRT, desembargadores José Antonio Pancotti (diretor) e Samuel Hugo Lima (vice-diretor).





 Aquele que a estuda, defende, traduz, exerce, interpreta, esmiuça, atende, lembra, recorre, demonstra, apresenta, aquele que, enfim, vive para a Justiça, com certeza não se contenta em ser levado apenas pela fria letra da lei, antes, procura seguir o anseio de uma lei maior que nasce no coração, advogando, assim, primariamente, a justiça que brota da alma, inspiração de uma força superior.




Que todos sejam iluminados e abençoados em suas importantes decisões !!!

Jean Sibelius, Valse Triste (orch.Herbert von Karajan)

Gostaria de compartilhar com todos esta obra maravilhosa publicada no youtube que me foi recomendada por um amigo.


 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Administração do Tempo

Mário Persona (http://www.mariopersona.com.br/) fala da importância de se administrar o tempo para conseguir mais qualidade de vida e melhor equilíbrio na relação vida-trabalho.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Homenagem ao Ministro Mozart Victor Russomano


Com pesar noticiamos o falecimento do Exmo. Senhor Ministro Mozart Victor Russomano, no dia 17 de outubro de 2010.



A magistratura brasileira e o Direito do Trabalho (material e processual) perderam um dos seus mais admirados juristas.

Nascido em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 5 de julho de 1922, o ministro Russomano integrou, com raro brilhantismo, o Tribunal Superior do Trabalho, nele tendo ingressado em 1969. A corte teve o privilégio de por ele ter sido presidida no período de 1972 a 1974.

A ANAMATRA, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, divulgou nota de pesar pelo falecimento do ministro Mozart Victor Russomano, ocorrido ontem em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Um dos fundadores da Anamatra, o jurista exerceu cargos importantes como o de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e corregedor-geral da Justiça do Trabalho, além de ter sido premiado no Brasil e no exterior.

O ministro Russomano deixou relevante produção científica e inúmeros admiradores e seguidores entre a magistratura trabalhista nacional, sempre preocupado com os valores mais caros à sociedade, em especial no que compete à necessidade de proteção da classe trabalhadora, parte economicamente mais frágil na relação entre capital e trabalho

Leia mais em A Emoção da Palavra, justa homenagem a Russomano

http://books.google.com.br/books?id=m8juiGHPeI8C&pg=PA25&lpg=PA25&dq=homenagem+a+russomano&source=bl&ots=UX8miBxRew&sig=oilAhR7B_OXFX8UCurrWZaaNFwE&hl=pt-BR&ei=XE7TTN6pCMys8Abmu_XjBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CBwQ6AEwAQ#v=onepage&q=homenagem%20a%20russomano&f=false 

domingo, 17 de outubro de 2010

ARTIGO - PROTESTO JUDICIAL

O protesto extrajudicial de sentença trabalhista, determinado pelo magistrado ex officio. Um contra-senso ?

autora: Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa

Juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Paulínia e Diretora do Fórum Local, substituta do Egrégio TRT da 15ª Região, mestre em Direito Processual Civil e Doutora em Educação
 
publicação: LTr ano 73 - nº 4 - abril 2009
 

sábado, 16 de outubro de 2010

HINO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

HINO EM HOMENAGEM AOS MAGISTRADOS TRABALHISTAS BRASILEIROS*ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

Belém (PA), 12 de outubro de 1998 


Letra e música: Desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca**

I
Sempre em busca de um grande ideal

No caminho do justo e da lei

Seja a meta atingir, afinal,

Tudo aquilo que um dia sonhei!

Salve, ó deusa da nossa esperança,

Apanágio do trabalhador

Quem confia em ti não se cansa,

Vê na paz toda a chama do amor.
II
Cantemos em homenagem

Mantendo a nossa imagem

Na voz desta canção

Em forma de oração.

Justiça da eqüidade

É a tua identidade

Louvemos nossa Justiça

A Justiça do Trabalho.
III
Pela paz social

Esta é a nossa missão:

Dar ao povo o que é seu

Por conquista se deu

Na conciliação,

Na sentença final.

(Sempre em busca...)


** Vicente José Malheiros da Fonseca é Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Belém/PA).


* Oficializado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, nos termos da Resolução nº 45, de 09.03.2000.

http://tubarao.trt14.jus.br:3755/tribunal/?p=2951


http://www.trt8.jus.br/frset_instituc_hino.htm


Hino-Midi Coro a 4 vozes mistas e Piano - midi (execução simulada por computador) .mid


Hino-MP3 Coro a 4 vozes mistas e Piano - mp3 (execução simulada por computador) .mp3

Hino-MP3 Coro a 4 vozes mistas e Banda Sinfônica - (Orquestra Jovem "Maestro Wilson Fonseca" e Coral "Expedito Toscano", sob regência do maestro José Agostinho da Fonseca Neto) .mp3

Hino-MP3 Banda Sinfônica - (Orquestra Jovem "Maestro Wilson Fonseca", sob regência do maestro José Agostinho da Fonseca Neto) .mp3

Hino da Justiça do Trabalho - Coral e Piano.enc


Hino da Justiça do Trabalho -Banda sinfônica.enc



Orientações sobre como adquirir e trabalhar com o programa Encore

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS

Abstraindo o apelo comercial que a data tem, desejo a todos aqueles que tem suas crianças por perto, um feliz dia das crianças, permitindo-se ser criança junto da sua criança !!!!!



 




Quem não tiver uma criança por perto dê uma passadinha em uma casa abrigo ou em um cantinho menos favorecido da sua cidade e leve o seu colinho e o seu abraço a uma criança.


domingo, 10 de outubro de 2010

A Parábola do Lápis



 

Reportagem do Jornal Nacional sobre Educação a Distância


Material disponibilizado através do Curso de Administração de Vara do Trabalho  sobre EaD

Para avivar saudades

Ensino a distância (EaD) também tem como utilidade matar ou avivar saudades (depende do ponto de vista de cada um).

Assista a este vídeo que nos foi repassado por um colega em Forum de discussão sobre ensino a distância, no qual o mesmo faz referência aos benefícios/vantagens/novidades da internet.

É IMPERDÍVEL !!! LINDO !!!!!!!





Pelo Telefone - Chico Buarque, Donga, Pixinguinha e Hebe

http://www.youtube.com/watch?v=cyq81SD--YA

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

COMUNICADO TRT 15ª


GP-VPA-CR Nº 02/2010

OS DESEMBARGADORES PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO E CORREGEDOR REGIONAL DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO,

COMUNICAM:

1. Aos Órgãos de primeira instância que não devem impedir o protocolo de petições iniciais quando ausentes dados cadastrais que, em princípio, seriam obrigatórios, tais quais os números de CPF e CNPJ da(s) parte(s), quando houver declaração expressa de que são desconhecidos do autor.

2. Caberá ao Juiz, na primeira oportunidade, exigir a informação ausente junto à parte que a possuir, a fim de que o cadastro processual esteja completo.

Divulgue-se.

Campinas, 8 de outubro de 2010.

(a) LUÍS CARLOS CÂNDIDO MARTINS SOTERO DA SILVA

Desembargador Federal do Trabalho

Presidente do Tribunal

(a) LUIZ ANTONIO LAZARIM

Desembargador Federal do Trabalho

Vice-Presidente Administrativo

(a) FLAVIO ALLEGRETTI DE CAMPOS COOPER

Desembargador Federal do Trabalho

Corregedor Regional

veja a íntega  https://www.trt15.jus.br/extranet/notice/comunicado_pres_vpa_cr_2010_02.html

EDUCAÇÃO


A educação possibilita a todos ter o mundo ao alcance das mãos e é responsabilidade de todos nós, que já caminhamos alguns passos à frente, estender as mãos para os que vem mais atrás possam desfrutar de tal possibilidade.



Gerações de Ensino a Distância

Um pouco mais sobre Ensio a Distância - EaD

Ensino a Distância - EaD

Vou falar um pouco sobre a importância e a necessidade de se buscar novas formas e métodos de conhecimento, principalmente quando se é um 'servidor público', no mais amplo sentido e, devemos, em tal qualidade, promover a eficiência do serviço que prestamos.

Não devemos nos acomodar nunca !!! Ainda que acreditemos que não tenhamos mais para onde ir, pois jamais podemos dar nossa missão por concluída. Possívelmente venceremos etapas, mas sem, contudo, nem sempre estarmos certos da conclusão da mesma e, para falar concretamente sobre o que aqui estou inserindo e que já é do conhecimento dos que convivem comigo mais de perto, exemplifico com o fato de já haver implementado todas as condições para aposentar-se desde 05/05/2009, sem ainda ter chegado à conclusão de que já vencida esta estapa da minha missão e, enquanto a certeza não vem, procuro dar continuidade ao que sempre gostei de fazer, da melhor forma e é assim que acho que construímos um mundo eticamente melhor.

É como penso !!!!!

Na atualidade, existem diversos meios e métodos que nos possibilitam buscar ampliar nossos conhecimentos, tornando-nos mais eficientes e, o ensino a distância EaD é uma delas, conforme mensagem transmitida neste vídeo.




Não se acanhe !!!!! Busque !!!!!!

Eleita nova Direção do TRT 15ª

TRT ELEGE OS DIRIGENTES PARA O BIÊNIO 2010-2012 – DESEMBARGADOR RENATO BURATTO É ELEITO PRESIDENTE


Da esq. para a dir., os desembargadores Nildemar da Silva Ramos, Renato Buratto, Luiz Antonio Lazarim, Lorival Ferreira dos Santos e Gerson Lacerda Pistori, eleitos, respectivamente, vice-presidente administrativo, presidente, corregedor, vice-presidente judicial e vice-corregedor do TRT da 15ª Região para o biênio 2010-2012

Também foram eleitos os próximos vice-presidente administrativo, vice-presidente judicial, corregedor e vice-corregedor, além do diretor e do vice-diretor da Escola Judicial.
O TRT da 15ª Região, que tem sede em Campinas e jurisdição sobre 599 dos 645 municípios paulistas, elegeu nesta quinta-feira, 7 de outubro, a Direção da Corte para o biênio 2010-2012, que se inicia em dezembro deste ano. A posse está prevista para o dia 9. matéria de Luiz Manoel Guimarães

O desembargador Renato Buratto foi eleito presidente, com 30 dos 49 votos. Campineiro “da gema”, o magistrado formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) da cidade que hoje é a única não capital a sediar um tribunal no País. Advogado trabalhista por mais de 15 anos, foi diretor jurídico da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).


Ingressou no TRT em maio de 1998, pelo quinto constitucional, em vaga destinada à Advocacia. Foi vice-presidente judicial da Corte no biênio 2006-2008. No atual biênio, preside a 7ª Câmara do Regional e compõe as Comissões de Gerenciamento de Fluxo Processual, de Assuntos Administrativos e de Orçamento e Finanças.

Direção

A sessão em que a próxima Direção da Corte foi eleita foi realizada no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede do Tribunal, em Campinas.

Além do próximo presidente, também foram eleitos os desembargadores Nildemar da Silva Ramos (vice-presidente administrativo), Lorival Ferreira dos Santos (vice-presidente judicial), Luiz Antonio Lazarim (corregedor regional) e Gerson Lacerda Pistori (vice-corregedor).

Para a Escola Judicial do TRT foram eleitos os desembargadores José Antonio Pancotti (diretor) e Samuel Hugo Lima (vice-diretor).


Foto: Fernanda Rodriguez



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Por que participar e acompanhar o Curso de Administração de Vara do trabalho ?


Como me propus e é o objetivo do curso adquirir novas competências profissionais e desenvolver as competências já adquiridas na área de gestão de Varas do Trabalho, compartilharei com os servidores desta unidade o conteúdo, da mesma forma que com a própria comunidade, detentora do direito à transparência da atividade jurisdicional. Inicio transcrevendo minhas respostas às questões formuladas pela tutora da turma, Juíza Carolina Bertrand Rogrigues Oliveira.

 
I) Qual foi o principal motivo que o impulsionou a participar desse curso de Administração de Varas do Trabalho ?
R: Participar de uma nova dinâmica, absorvendo e contribuindo com idéias, em busca de soluções e métodos que produzam resultados eficientes e satisfatórios, não como números estatísticos de nossos tribunais e dos conselhos superiores apenas, mas, principalmente, naquilo que espera a sociedade, o cidadão, do único Poder que não pode jamais ficar desacreditado aos olhos do povo de uma nação, repassando aos servidores que se acham sob o meu comando todo material possível para consecução da nossa finalidade primeira, de uma forma que não apenas nossa atividade beneficie o destinatário final, mas, também, a nós mesmos, pessoal e profissionalmente.

II) O que você pretende encontrar ao longo dessa nossa convivência ?

R: Atingir o objetivo descrito na resposta anterior através da troca de experiência com colegas de diferentes unidades da federação, experiência esta tão necessária à nossa evolução, em todos os sentidos, mas sempre tão restrita.

III) Quais os principais obstáculos que necessitarão ser superados, para alcançarmos com êxito os objetivos propostos pelos idealizadores ?

R: Para que a proposta torne-se realmente efetiva, isto é, deixe de ser um objetivo apenas idealizado, mas concretizado, necessário que possamos transpor não só a limitação humana de cada juiz (em razão da sobrecarga de trabalho e da má distribuição de recursos, principalmente de pessoal) mas, também, a limitação de material humano sob o comando de muitos de nós (sei que esta não é uma realidade nacional), tanto que, na unidade sob meu comando (Vara do Trabalho de Pederneiras/TRT 15ª - uma das que tem figurado nas estatísticas nacionais do TST como de maior movimento processual - inclusive de conciliação, desde a sua instalação em 2005), o curso será acompanhado por todos os servidores, já lhes tendo sido repassado o material de estudo para que possamos interagir, propondo e buscando sugestões e soluções, única forma que vejo de, com o reduzido quadro de pessoal, dar uma resposta eficiente aos nossos jurisdicionados, além de melhorar a nossa qualidade de vida, conciliando o pessoal com o profissional.

IV) Que sugestões/pedidos/reclamações você gostaria de deixar registrados nesse início de atividades ?

R: Neste início de atividades, apenas lamentar, por não termos conseguido assistir em tempo real à aula inaugural ministrada pelo Ministro Levenhagen apesar de termos nos organizado para tanto, feito a conecção mas sem que o vídeo fluísse, talvez pela limitação (necessária por medida de segurança, em razão de tratar-se de vara única, conforme nos informa o setor de informática do TRT) existente nesta vara do trabalho na transmissão dos dados via web.

Também esta possibilidade de dar acesso ao servidor a uma ferramenta como esta, disponibilizada pela ENAMAT, através da qual, também, ele (servidor) tem a oportunidade de ouvir diretamente o Ministro Levenhagen, é mais do que um fator motivacional que, com certeza, atrela muitos benefícios em termos de eficiência. (o vídeo já se encontra disponível para os servidores tanto da VT como do PA)



V) Você já desempenha alguma atividade administrativa na sua Vara ? Quais, por exemplo ? E os resultados colhidos, são positivos ?

R: Sim, trabalhamos sempre em conjunto, eu, o diretor e demais servidores, inclusive os oficiais de justiça, em serviços internos, pois, as medidas que tenho adotado (com ênfase no Protesto de Título Judicial) em Pederneiras e agora no PA de Bariri, com o auxílio eficientíssimo do colega Rogério, reduziram drasticamente as atividades externas dos oficiais.

A VT de Pederneiras está instalada há apenas 5 anos, sendo que recebemos em 2005 mais de 13 mil processos (mais de 5 mil em andamento) das varas de Jaú (2), de onde desmembrou a jurisdição de Pederneiras, tendo em sua lotação 10 servidores (hoje 11) mais o diretor e 2 oficiais, sendo que todos, exceto diretor, oficiais e a assistente de juiz eram funcionários com aproximadamente 10 anos de serviço, o que não foi de todo ruim, pois trabalhar com pessoas sem vícios e que haviam se submetido a concursos com nível de exigência altíssimo, produziu e tem produzido grandes frutos (lógico que com alguns sobressaltos, sustos, atropelos ... seguindo o rio o curso natural). Diante desse quadro a solução que vislumbrei foi despachar em Secretaria e, com orientações repassadas via e-mail institucional, sempre orientado os servidores na busca da melhor solução e condução dos processos e EM BLOCO (processos assemelhados - soluções assemelhadas), considerando que muitas empresas se repetem, procedimento que se verifica até hoje, identificando equívocos e repassando a todos para as observações e, principalmente, estimulando todos a realizarem todas as tarefas e, da forma mais célere possível, para coibir abusos de advogados que muitas vezes apostavam no volume para ganhar tempo e postergar ainda mais.

Atenção às questões pessoais dos servidores atentando às limitações e potencialidades de cada um, objetivando a sua excelência tanto no plano profissional quanto pessoal, estimulando-o na busca de melhores condições de trabalho, com orientação pessoal dos servidores sempre com o intuito de minimizar os efeitos de nossa extensa jornada, motivando-os na busca pela eficiência, incutindo-lhes a consciência do verdadeiro servidor também quanto a:

- inserção dos feitos em pauta de audiência de forma racional, dividindo-se advogados que atuam de forma mais frequente na vara e empresa, concentrando seus feitos em dias determinados;

- busca de mecanismos junto ao setor de informática para rastreamento de processos similares, como por exemplo, mesmas empresas, com intuito de reunir execuções, extraindo-se relatórios mensais sobre a situação dos feitos (correição interna);

- Identificação e reconhecimento de práticas maliciosas e adoção de medidas que as coibam;

- indicação de leitura, de material de estudo e de busca de temas relevantes;

Concluí com a seguinte intervenção a uma citação feita pela tutora com  uma  referência a música de Geraldo Vandré ( “...vem vamos embora, esperar não é saber; quem sabe faz a hora, não espera acontecer”): este é o meu lema e acho que é o de todo o juiz de primeira instância pois, sem ser criativo, não dá para ser eficiente.

Retribuo forte abraço, recebido com entusiasmo, impregnado de motivação, extensivo a todos os integrantes do curso e em especial ao Ministro Levenhagen, a quem cumprimento por esta iniciativa.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

JUÍZA MARIA HELENA INICIA CURSO A DISTÂNCIA



Curso de Formação Continuada em Administração de Vara do Trabalho promovido pela ENAMAT - Escola Nacional da Magistratura do Trabalho teve início nesta data com palestra de abertura do Diretor,  Ministro Antonio José de Barros Levenhagen.

O Curso tem por finalidade dar cumprimento a uma das METAS estabelecidas pelo CNJ para proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça.

  
OBJETIVO: “Proporcionar aos Magistrados do Trabalho formação profissional de conteúdo tecnicamente correto, eticamente humanizada, orientada para a defesa do Estado Democrático de Direito e comprometida com a solução justa dos conflitos”

Veja os benefícios da realização de cursos nesta modalidade que serão inseridos em outras mensagens com marcadores iguais aos desta.