Motivo da criação deste BLOG

Este BLOG foi criado e é administrado pela Juíza Maria Helena, que atuou como titular da Vara do Trabalho de Pederneiras desde sua instalação em outubro de 2005 até 07/02/2011, com o intuito de estreitar relações com nossos jurisdicionados e com os operadores do direito, tornando mais leve e agradável a convivência e, por consequência, menos árdua a tarefa de todos nós, para que possamos melhor realizar a atividade jurisdicional, reduzindo prazos para a efetividade da mesma e, também, informar de forma clara sobre questões que envolvam o Judiciário.























Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CONCILIAR ... SER FELIZ OU TER RAZÃO ???






Utilizo esta construção de Ferreira Gullar* para sugerir uma REFLEXÃO aos jurisdicionados de uma maneira geral, nesta Semana que se inicia, especialmente voltada para Conciliação, se bem que, sob a jurisdição desta Vara do Trabalho, todos os dias são especiais no que diz respeito à tentativa de CONCILIAR AS PARTES, tanto que, conforme se expressou, certa vez, decano da advocacia, oriundo da vizinha Bauru, que às vezes nos honra com a sua presença, aqui, praticamente conciliamos a faixa de gaza  !!!!


Ferreira Gullar*   (com mais tempo relato o contexto em que a mesma surgiu ou insiro o vídeo da entrevista do escritor que assisti, pois ela pode ser aplicada no dia a dia de cada ser humano)




Todos somos reponsáveis pela PAZ SOCIAL e aos operadores do direito, particularmente, incumbe a orientação dos leigos para que a mesma se concretize, evitando fomentar conflitos !!!!

Semana Nacional de Conciliação

Tem início a 5ª edição da Semana Nacional de Conciliação promovida pelo CNJ

IMPORTANTE: A qualquer tempo o DEVEDOR pode solicitar realização de audiências de conciliação, principalmente em execução, evitando, assim, que ocorra o protesto do título executivo judicial de sua responsabilidade, com inclusão do seu nome no SPC e SERASA.

Na Vara do Trabalho de Pederneiras e no Posto Avançado de Bariri as audências realizar-se-ão de 2ª a 6ª feira e poderão acontecer mesmo quando não agendadas previamente, com o simples comparecimento das partes.

 VENHA   ENGROSSAR   ESTA CORRENTE !!!!!
 



domingo, 28 de novembro de 2010

IMPOSTO DE RENDA - novas regras


A retenção do Imposto de Renda sobre créditos trabalhistas apurados deverá se dar com a observância ao que dispõe a Lei 7.713/88, com as alterações promovidas pela MP 497, de 27 de julho de 2010.






MEDIDA PROVISÓRIA Nº 497, DE 27 DE JULHO DE 2010.


Promove desoneração tributária de subvenções governamentais destinadas ao fomento das atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica nas empresas, institui o Regime Especial de Tributação para construção, ampliação, reforma ou modernização de estádios de futebol - RECOM, e dá outras providências.

Art. 20. A Lei no 7.713, de 22 de dezembro de 1988, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 12-A:

“Art. 12-A. Os rendimentos do trabalho e os provenientes de aposentadoria, pensão, transferência para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela Previdência Social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, quando correspondentes a anos-calendários anteriores ao do recebimento, serão tributados exclusivamente na fonte, no mês do recebimento ou crédito, em separado dos demais rendimentos recebidos no mês.

§ 1o O imposto será retido, pela pessoa física ou jurídica obrigada ao pagamento ou pela instituição financeira depositária do crédito, e calculado sobre o montante dos rendimentos pagos, mediante a utilização de tabela progressiva resultante da multiplicação da quantidade de meses a que se refiram os rendimentos pelos valores constantes da tabela progressiva mensal correspondente ao mês do recebimento ou crédito.

§ 2o Poderão ser excluídas as despesas, relativas ao montante dos rendimentos tributáveis, com ação judicial necessárias ao seu recebimento, inclusive de advogados, se tiverem sido pagas pelo contribuinte, sem indenização.

§ 3o A base de cálculo será determinada mediante a dedução das seguintes despesas relativas ao montante dos rendimentos tributáveis:

I - importâncias pagas em dinheiro a título de pensão alimentícia em face das normas do Direito de Família, quando em cumprimento de decisão judicial, de acordo homologado judicialmente ou de separação ou divórcio consensual realizado por escritura pública; e

II - contribuições para a Previdência Social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

§ 4o Não se aplica ao disposto neste artigo o constante no art. 27 da Lei no 10.833, de 29 de dezembro de 2003, salvo o previsto nos seus §§ 1o e 3o.

§ 5o O total dos rendimentos de que trata o caput, observado o disposto no § 2o, poderá integrar a base de cálculo do Imposto sobre a Renda na Declaração de Ajuste Anual do ano-calendário do recebimento, à opção irretratável do contribuinte.

§ 6o Na hipótese do § 5o, o Imposto sobre a Renda Retido na Fonte será considerado antecipação do imposto devido apurado na Declaração de Ajuste Anual.

§ 7o Os rendimentos de que trata o caput, recebidos entre 1o de janeiro de 2010 e o dia anterior ao de publicação desta Medida Provisória, poderão ser tributados na forma deste artigo, devendo ser informados na Declaração de Ajuste Anual referente ao ano-calendário de 2010.

§ 8o A Secretaria da Receita Federal do Brasil disciplinará o disposto neste artigo.” (NR)


EXEMPLO:


- Para tal apuração deve-se multiplicar a quantidade de meses a que se refiram os rendimentos pelos valores constantes da tabela progressiva mensal correspondente ao mês do recebimento ou crédito e então efetuar a incidência. Notem que resultado idêntico é obtido dividindo-se o valor total tributável pelo número de meses, efetuando-se a incidência com a tabela progressiva em vigor, e multiplicando-se o tributo apurado pelo número de meses (mais fácil do que calcular uma nova tabela de incidência).


Tabela Progressiva Mensal em vigor:

De                             Até                Alíquota %              Parcela a deduzir

                        - 1.499,15 -
1.499,16          - 2.246,75                  7,50                                      112,43
2.246,76          - 2.995,70                15,00                                      280,94
2.995,71          - 3.743,19                22,50                                      505,62
3.743,20          - em diante              27,50                                      692,78

I Valor Tributável na data do Pagamento 100.000,00 (exemplo)

II Número de Meses englobados na condenação 25

III Valor Mensal Presumido (I / II) 4.000,00 = crédito dividido pelo nº de meses a que se refere (100.000,00 : 25)

IV Aplicação da Tabela ao Valor Mensal Presumido 407,22

V Imposto Total a Reter (item IV x item II) 10.180,50  (atual)


Imposto pela Regra Anterior (Regime Caixa sobre o total) 26.807,22

sábado, 27 de novembro de 2010

NOVOS MAGISTRADOS INGRESSAM NO TRT DA 15ª REGIÃO

Tomaram posse e exercício, na sexta-feira, 26 de novembro/2010, na 15ª Região, 24 novos juízes.

Por ordem alfabética, são eles: Adenilson Brito Fernandes, Andressa Venturi da Cunha Weber, Caio Rodrigues Martins Passos, Elias Terukiyo Kubo, Fernanda Amabile Marinho de Souza, Francieli Pissoli, Francisco José dos Santos Júnior, Gabriela Lenz de Lacerda, Gothardo Rodrigues Backx Van Buggenhout, Laura Rodrigues Benda, Levi Pereira de Oliveira, Liana Maria Freitas de Sá Cavalcante, Luís Guilherme Bueno Bonin, Maria Lúcia Ribeiro Morando, Natália Scassiotta Neves Antoniassi, Patrícia Caroline Silva Abrão, Rafael Moreira de Abreu, Roberta Confetti Gatsios Amstalden, Rosério Firmo, Samuel Batista de Sá, Sibele Rosi Moleta, Sofia Lima Dutra, Vanessa Maria Sampaio Lopes Villanova e Zilah Ramires Ferreira Siqueira.



Nossos cumprimentos pela conquista e BOAS VINDAS aos novos colegas, desejando que a felicidade deste momento especial renove-se diariamente, no desenrolar da missão que acabam de abraçar,  a cada decisão proferida, buscando, primariamente, a justiça que brota da alma, inspiração de uma força superior


Que todos sejam iluminados e abençoados em suas importantes decisões !!!







sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ELEIÇÕES AMB


Novos Rumos vence eleições da AMB

A chapa Novos Rumos (chapa 1) foi eleita para compor o Conselho Executivo e Fiscal da AMB, durante o triênio 2011/2013, com o total de 4.552 votos (51,73%).  Votaram 8.800 magistrados.

O Presidente eleito, Desembargador Henrique Nelson Calandra, Bacharel em Direito pela PUC-SP, em 1974, ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo como Juiz Substituto do 146º concurso de ingresso na Magistratura, tomou posse em 23/01/81, atuou como Juiz de Direito da Comarca de Buritama, em 1982, nomeado em caráter vitalício em Janeiro de 1983, Juiz Titular da 7ª Vara da Família e Sucessões Central da Capital, em 1990, Desembargador do TJSP, em maio de 2005.
Presidente eleito da AMB
Des. Nelson Calandra do TJSP


Veja composição da chapa eleita






Assessoria de Comunicação da AMB     26.11.2010 22:04



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Semana Nacional de Conciliação de 2010



A Semana Nacional de Conciliação de 2010 será realizada de 29 de novembro a 3 de dezembro.




Com o slogan Conciliando a gente se entende, a campanha de 2010 lançada pelo CNJ mostra que a Justiça depende do jurisdicionado para que ocorra a conciliação.



ORGANIZE-SE:   PEÇA PARA AGENDAR A SUA AUDIÊNCIA  pelo endereço. eletrônico: saj.vt.pederneiras@trt15.jus.br




Página destinada à informação e à participação cidadã na

Semana Nacional de Conciliação

IMPORTANTE: A qualquer tempo o jurisdicionado pode solicitar realização de audiências de conciliação, principalmente em execução, evitando, assim, o devedor, que ocorra o protesto do título executivo judicial de sua responsabilidade, com inclusão do seu nome no SPC e SERASA.





Tel Pederneiras.: (14) 3284-4554 e (14) 3284-4971

Diretor de Secretaria: JORGE ALBERTO CASTILHO RAZERA
RUA PROFESSOR ANTONIO VOLPONI, 0-11 - PEDERNEIRAS-SP-CEP: 17.280-000
Numeração Única: 144 Jurisdição: BORACEIA e PEDERNEIRAS


Tel Bariri : (14)36627120 e (14) 36627121Coordenadora do PA de Bariri: Andréa Demétrio


AVENIDA GENERAL OSÓRIO, 543 - CENTRO - BARIRI-SP - CEP: 17.250-000
Numeração Única: 160       Jurisdição: ITAJU e BARIRI.
Endereço Eletrônico: saj.vt.pederneiras@trt15.jus.br


Cumprimentos à Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani


foto de Denis Simas




A desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani passa a ocupar a cadeira nº 70 da ANDT.



Nossos cumprimentos e homenagem à  Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, presidente da 1ª Turma do TRT da 15ª Região, que tomou posse no último sábado (20/11), como nova integrante da Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT). Eleita durante a Assembléia Geral da Academia, no 50º Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho, em 22 de junho passado, em São Paulo, a cerimônia de posse foi realizada em Sessão Solene, durante o Encontro dos Acadêmicos, na cidade do Rio de Janeiro.

A desembargadora foi  Tereza Asta sucede ao advogado e juiz do trabalho aposentado do TRT da 9ª Região (PR) Júlio Assumpção Malhadas, falecido em julho de 2009, aos 90 anos.

A Academia Nacional de Direito do Trabalho foi fundada na capital fluminense em 10 de outubro de 1978, por um grupo de juristas ligados a esse ramo do conhecimento jurídico, tendo por finalidade o estudo do Direito do Trabalho, além do aperfeiçoamento e da difusão da legislação trabalhista. É considerada a mais importante entidade privada que se dedica ao estudo e à pesquisa do Direito do Trabalho, reunindo os 100 mais expressivos juristas brasileiros na área.

A ANDT tem como patronos o ministro Luiz Gallotti e o professor Antônio Ferreira Cesarino Júnior. Seu primeiro presidente foi o ministro Arnaldo Lopes Süssekind, único remanescente vivo do grupo de autores da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) original, nos anos 1940.  


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Paul McCartney Morumbi São Paulo Brasil ( Get Back )




Ouçam um pouco do que eu ouvi !!!



Simplesmente maravilhoso !!!
Que simpatia !!!! Que respeito aos fâs !!!! Foram 3 horas de show ... da mais pura emoção !!!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Entenda o significado da Proclamação da República

No dia 15 de novembro comemoraremos a Proclamação da República no Brasil. Mas você sabe o que é República? Como nasceu a República brasileira ?

A palavra e a idéia de República nasceram entre os romanos antigos. A palavra significa "coisa pública" ou "bem comum". O termo denota uma comunidade política organizada, assinalada pelos requisitos da existência de um povo, de um território e de um governo. A idéia era que todos os cidadãos participassem da escolha daqueles que os representariam nos destinos da nação.

Na Roma Antiga, o período republicano correspondeu ao período de maior desenvolvimento daquela civilização. Houve um substancial aumento territorial através de diversas guerras empreendidas pelos romanos. Houve também uma grande descentralização do poder que antes estava concentrado nas mãos de um único rei e a luta entre os integrantes dos dois principais grupos sociais romanos: os patrícios e os plebeus. Em 27 a.C., Otávio liderou um golpe militar que teria dado origem ao império em Roma.

No Brasil, a República surgiu em 15 de novembro de 1889. Naquela tarde ensolarada do mês de novembro, o Marechal Deodoro da Fonseca, que estava bastante doente, teria se levantado de sua cama e, em cima de seu cavalo, teria proclamado a República pelas ruas do Rio de Janeiro. A proclamação da República adquiriu feições de um golpe militar. Não podemos dizer que o grande herói da República era um republicano convicto. Ele havia escrito a um sobrinho, alguns meses antes, afirmando em sua carta que a monarquia, sem dúvida, era o melhor regime político para o Brasil. Mas, influenciado por republicanos convictos como Benjamin Constant, ele proclamou a República brasileira em novembro de 1889.

O povo assistiu "bestializado aos acontecimentos", de acordo com um jornalista e político da época chamado Aristides Lobo. Ou seja, tal como na independência brasileira, o povo não havia participado daquele evento político. Nossa República também não começou bem. O primeiro presidente da República, o próprio Marechal Deodoro, governou o país por pouco mais de 10 meses – de janeiro a novembro de 1891.

Hoje, a República deve ser entendida como a possibilidade de participação popular dos cidadãos. É em função de sua existência que podemos votar naqueles que terão o encargo de decidir o futuro da nação. Desde os vereadores que compõem as Câmaras Municipais até o Presidente da República, cabe a nós, cidadãos, a escolha desses líderes. E devemos escolhê-los bem para que não nos arrependamos depois.

Texto produzido por Ricardo Barros, Mestre em Educação, graduado em História e Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de História do Colégio Paulista (COPI), publicado no sítio http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-12--59-20081114
 
São 121 anos de República !!!
Somos crianças rumo à maturidade. Temos responsabilidade em participar para conscientizar a todos sobre a importância de tão grande conquista para que a mesma não seja celebrada apenas como mais um 'feriadão' para se descansar e passear !!!



Juíza titular da VT de Pederneiras recebe Presidente do Sindiquinze

O presidente do SINDIQUINZE, entidade que representa  os servidores da Justiça do Trabalho da 15ª Região, Joaquim Castrillon, visitou, na tarde da terça-feira, 09/11/2010, a Vara do Trabalho de Pederneiras, tendo sido recebido pela juíza titular, Maria Helena Falco Salles, depois de um longo dia de audiências, concluídas após as 19 horas.

Na oportunidade, a Juíza Maria Helena, acompanhada de alguns servidores que ainda lá permaneciam, tratou de correspondência eletrônica recebida pelo secretário do sindicato, ressaltando jamais interferir no direito constitucional de associação dos servidores sob seu comando, antes, estimulando-os, deixando, contudo, consignada a impossibilidade de realização de Assembleia Geral Extraordinária dentro das dependências do Forum e outras reuniões promovidas pela entidade, diante dos princípios constitucionais que norteiam a administração pública, considerando que, como autoridade primeira da Vara do Trabalho incumbi-lhe zelar para que não se confunda a coisa pública com o privado, sob pena de responder administrativa e criminalmente por qualquer desvio ocorrido.

A juíza referiu, ainda, conteúdo de recente mensagem encaminhada a todos os servidores da Justiça do Trabalho da 15ª Região, por ocasião da data comemorativa da categoria, enaltecendo os servidores ciosos dos deveres que lhes incumbe, mormente se considerado o público alvo por nós atenditos, na grande maioria trabalhadores carentes com salário médio igual ao mínimo, como o caso daqueles sob jurisdição da VT de Pederneiras, que tem mais de 4 mil trabalhadores rurais que atuam no corte da cana e na colheita da laranja.

Por fim, após quase uma hora de reunião, ainda com muitos afazeres jurisdicionais, a Juíza Maria Helena se dispôs a proferir palestra aos servidores do Sindiquinze atendendo sugestão do presidente Castrillon.

sábado, 6 de novembro de 2010

Os dilemas de um Juiz

A vida de um juiz é feita de decisões!




Se é rápido, é um arbitrário.
Se demora estudando melhor o processo, é um incapaz.

Se dispensa meras formalidades procedimentais, é um reacionário.
Se exige formalidades ao pé da letra, é um burocrata.

Se inova na interpretação legislativa, é um visionário.
Se aplica a doutrina tradicional, é um antiquado.


Se se esforça para conciliar as partes, tem preguiça de instruir o processo.
Se não se esforça na conciliação, não tem interesse nos problemas sociais.

Se decreta a prisão de pessoa importante, é um inábil, imaturo ou louco.
Se decreta a prisão de um qualquer, é um perseguidor de miseráveis.

Se absolve, é um bom samaritano.
Se condena, é um mão de ferro.

Se é gentil com os jurisdicionados, é um demagogo.
Se é retraído com as pessoas, é um cético.

Se o advogado ganha a causa, é um eminente julgador.
Se o advogado perde a lide, é um despreparado.

Se administra o foro em equipe, não tem idéias próprias.
Se não trabalha em equipe, não confia em ninguém.

Se pugna pela harmonia com o Ministério Público, é um inseguro.
Se trata com indiferença o parquet, é um egocêntrico.

Se orienta os serventuários, tem ar professoral.
Se não orienta, é um apático.

Se fiscaliza assiduamente os subordinados, é um opressor.
Se não exerce fiscalização sobre os subordinados, é um relapso.

Se eventualmente chega atrasado para o expediente, é um desidioso.
Se chega cedo ou fica até o encerramento do expediente, quer aparecer.

Se aumenta a produtividade da comarca, quer autopromoção.
Se não se preocupa com a produtividade, nada quer com a dureza.

Se se traja bem, é um ostentador e vaidoso.
Se usa indumentária simples, é incompatível com a dignidade do cargo.

Se usa vestes talares, é um tradicionalista.
Se não usa toga, descumpre o Código Judiciário.

Se requisita equipamentos para o fórum, é um esbanjador.
Se não requisita equipamentos, é um tímido.

Se reivindica vencimentos condignos, é um inconformado.
Se não reivindica vencimentos condignos, é um pelego.

Se participa de congressos jurídicos, é um turista.
Se não participa de congressos, é um desatualizado.

Se a comarca vai mal, o juiz não funciona.
Se a comarca vai bem, o juiz não faz falta.


recebi de um colega e desconhecemos autoria, se você souber, nos escreva para que identifiquemos o autor

Despedida a uma colega

Preparava-se para estudar e trabalhar um pouco quando deparei-me com uma triste notícia em alguns canais em que circulam a magistratura trabalhista, dentre eles a lista dos juízes poetas, a qual frequento como 'olheira', pois é só o que a minha sensibilidade (ou preguiça) permite, já que não tenho habilidade para escrever versos, ao contrário da nossa querida colega Maria Josuíta Barros Machado, Juíza substituta da 22ª Região, morta em acidente automobilístico na tarde desta sexta(05), a quem homenageio com poesia de sua autoria, inserida na lista juizespoetas e, também, reproduzindo as belas e sábias palavras do querido colega Genésio Vivanco (que também perdeu um filho prematuramente), com quem trabalhei como servidora e que me deu a honra de ser parceiro de chapa da AMATRA, com quem muito e sempre aprendo, pois melhor eu não poderia fazer:

"Não tive o prazer de conhecer Josuíta pessoalmente. Mas tive a alegria de compartilhar esse espaço em que trocamos mensagens de fé e esperança na humanidade, através dos sonhos poéticos ou surrealistas do cancioneiro juiz. Ficamos um pouco mais pobres, em presença, mas muito mais rico em lembrança, da fortaleza de nossas emoções conjuntas que o livro da vida reuniu. Viramos mais uma página de nosso livro coletivo, mas o que lemos e sentimos até aqui, terá muito de Josuíta para nos unir ainda mais. Descanse em paz, Josuíta. Obrigado pelo que nos legou."

..... além de tudo, a sua poesia que assim você dedicou .........
 "UMA POESIA PARA BRINDAR A CHEGADA DA MINHA AMIGA...... "


SOBREVIVENTES

 
Não me vejo nos seus olhos, na febre de sua pele
E no mais puro dos seus sentimentos,
Desejos assimétricos nos embalam a alma,
e a vida parece ter sofrido uma forte mutação.

Nossos sonhos são singulares
Rompeu-se a conteslação,
No horizonte sombrio há uma bifurcação,
O caminho a seguir não permite nos avistar

Perdemo-nos
Mas, o eco da sua voz ainda grita aos meus ouvidos
Lembrando-me do amor que foi tolhido, da poesia incompleta
e dos frutos que não vingaram;

Restou, o encantamento do amor vivido
A nossa história .....
A madrugada clara para lembrar de nossas aventuras e desventuras

Sobrevivemos a nós e ao nosso amor.

Josuita
 ..... era assim que assinava na nossa lista e assim também escreveu ... "E a poesia é assim, não pode ter rumo certo, medida; ela brota, flui e parece que cada época ela tem sua roupagem própria e escolhe os seus portadores. ... Feliz semana a todos os poetas " 14/09/2010 - juizespoetas@


Aos familiares e amigos as minhas condolências e as minhas melhores vibrações e orações para que sejam amparados neste momento de dor incomparável, principalmente quando a separação se dá de forma tão drástica e prematura, esperando que todos sejam confortados pela fé no Senhor pois, tenho certeza que, nossa dedicada colega que perdeu a vida em acidente de trabalho, pode-se dizer, está sendo amparada e bem cuidada pelo nosso Pai Maior e Seus Auxiliares.

Também à colega Alba que a acompanhava e, pelo que soube, graças a Deus está fora de perigo, votos de pronto restabelecimento, com o amparo em nossas orações e na fé.

minha solidariedade e carinho a todos que necessitarem para que sintam-se assim abraçados

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pederneiras cumpre antecipadamente Meta 3 do CNJ


Dentre as metas traçadas pelo CNJ para 2010 encontra-se a redução em 10% do acervo de execuções trabalhistas e 20% do acervo de execuções fiscais verificado em 31 de dezembro de 2009 - META 3

A Vara do Trabalho de Pederneiras, que concorre de forma reiterada com as Varas do Trabalho de maior movimento processual do país, inclusive em resultados positivos, alinhando-se com a Meta 3 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a redução desse acervo de execuções trabalhistas e fiscais, atinge a 3ª colocação dentre as varas do TRT da 15ª Região em resultado positivo, tendo reduzido o montante previsto em 40%, enquanto a 3ª Vara do Trabalho de Campinas obteve a 1ª colocação, reduzindo o seu montante em 66% e a 1a. Vara do Trabalho de Marília obteve a segunda colocação com a redução em 43%. Muitas outras unidades, a maioria com expressivo movimento processual, atingiram índices significativos, contribuindo, no geral, para a obtenção de resultados positivos para o Regional no cumprimento das metas estabelecidas.

Veja o movimento da 15ª Região

http://www.trt15.jus.br/institucional/estatisticas/estatistica_execucao.pdf

Metas 1 e 2 de 2010 também já se acham implementadas na Vara do trabalho de Pederneiras.

Rendo minhas homenagens a todos os colegas da primeira instância do TRT 15, ainda que não venham a atingir as metas, porque bem sei das grandes dificuldades do dia a dia e de que fazem além do que permite a natureza humana.Veja a seguir os parâmetros das METAS.



No 3º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em 26 de fevereiro, em São Paulo/SP, os 91 tribunais brasileiros traçaram as 10 metas prioritárias que o Judiciário deve atingir no ano de 2010. Proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça continuam sendo o foco das metas deste ano.


A nova Meta 2 está mais abrangente do que a estabelecida no ano passado, pois prevê o julgamento de todos os processos de conhecimento distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006 e dos processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do tribunal do Júri, até 31 de dezembro de 2007. As Metas 1 e 3 também buscam reduzir o estoque de processos, dando mais agilidade e eficiência à prestação jurisdicional. A Meta 1 consiste em julgar em 2010 quantidade igual à de processos de conhecimento distribuídos este ano mais uma parcela do estoque acumulado.

Conheça o PLANO ESTRATÉGICO do TRT da 15ª desenvolvido para melhor desempenhar o seu papel

http://www.trt15.jus.br/administrativo/gestao_estrategica/plano_estrategico.pdf

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pausa da reflexão - lealdade



Hoje, em meio a este conturbado e sempre maravilhoso mundo novo, dada a velocidade com que as coisas fluem, em que muito pouco tempo temos para nos dedicarmos às pessoas,  quem nos faz refletir  é .... 





António Sequeira, Virtudes para uma Nova Consciência
Centro de Raja Yoga Brahma Kumaris, Lisboa, 1999

Na lealdade prevalece a justiça do caráter e não o interesse de circunstâncias fugazes.
O que é válido hoje continua sendo válido amanhã.
A atitude daquele que é leal não está sujeita aos ventos que passam mas é antes um valor eternamente gravado no tempo e na consciência.
O cofre da lealdade está sempre seguro.
Não há chave que possa abrí-lo enquanto a integridade e a coerência forem mantidas.
Os segredos do coração estão sempre a salvo quando a conduta é elevada.




 

Juiz Alternativo e Poder Judiciário

Estou aqui para recomendar-lhes a visita ao blog do colega Gerivaldo, juiz de direito, de onde extraí o  interessante material que segue.



Cabe ao juiz optar entre permanecer entretido em julgar ficções e imaginações, enquanto a sociedade se desagrega, ou alterar seu comportamento, assumindo sua responsabilidade pelo resultado social da prestação jurisdicional.


            
 (Resumo do livro “Juiz Alternativo e Poder Judiciário”, de Lédio Rosa de Andrade
 
 
 
 
No link, dois interessantes artigos postados em 3.11.2010 e 2.11.2010,  respectivamente

O primeiro, excertos do livro de Juarez de Freitas (A substancial inconstitucionalidade da lei injusta).

O segundo, 'A parcialidade positiva do Juiz', extraído do livro homônimo de Artur César Souza.

Processo em verso

De blog diverso, deste
http://www.alexandreroque.com/search/label/fundo%20do%20ba%C3%BA


De um colega de incrível sensibilidade.

Veja, em especial,  a matéria em destaque aqui, na qual Alexandre, em 1993, quando eu exercia o cargo de auxiliar judiciário (hoje técnico judiciário) na Justiça Federal em João Pessoa e cursava Letras na UFPB, fez um requerimento pleiteando horário especial para estudante, em verso e assim foi apreciado o pedido.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eleita primeira mulher presidente do Brasil


Dilma Vana Rousseff, 62 anos, foi eleita neste domingo (31) o 40º presidente da República Federativa do Brasil, a primeira mulher.  




Em um pronunciamento às 20h13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata Dilma Rousseff.







À Presidente eleita, Dilma Rousseff, nossos cumprimentos e respeito, desejando sucesso na tarefa de representar e defender o povo que a escolheu para esta grandiosa missão, desejando que ela e aqueles que a acompanharem nessa trajetória sejam iluminados por Deus, de quem provém toda autoridade, a fim de que tomem sempre as decisões mais acertadas para o bem desta grandiosa Nação.



DEUS a ABENÇOE   e, principalmente, lhe dê muita SAÚDE !!!!!!!!!!